Xô, preguiça! Dicas para tornar o home office mais produtivo

por webtrends
0 Comente
home office

A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de transformações à nossa realidade, e talvez uma das principais delas tenha sido a expansão do home office para um grande número de profissionais. A facilidade de trabalhar sem precisar sair de casa traz alguns desafios, como por exemplo a dificuldade para concentração, a necessidade de separar os afazeres domésticos das atividades de trabalho, entre outros. A boa notícia é que existem algumas estratégias que permitem tornar o home office mais simples e produtivo, e pensando nisso nós elaboramos esse texto recheado de dicas feito em parceria com a Plataforma Habitissimo.

home office

Foto: habitissimo

 

Um cantinho exclusivo

O primeiro passo para ter tranquilidade no trabalho em home office é escolher bem o local onde será montado seu cantinho de trabalho. O ideal é optar por um cômodo mais reservado na casa, longe de muitos barulhos e da agitação. Se não for possível utilizar um cômodo exclusivamente para o home office, procure criá-lo no quarto de dormir ou de visitas, que costumam ser ambientes mais calmos. 

Uma vez que o local tenha sido definido, é importante que ele seja bem iluminado, e de preferência a mesa de trabalho deve ficar próxima a uma janela para aproveitar a luz natural durante o dia. Procure escolher móveis confortáveis e fique atento às orientações da ergometria para posicionar corretamente a altura da mesa, da cadeira e da tela do computador.

cantinho

Foto: habitissimo

 

Tudo limpo e organizado

Trabalhar em um ambiente limpo e organizado com certeza é mais agradável do que exercer as funções em um espaço sujo e bagunçado, e isso se reflete diretamente no seu desempenho profissional. Procure deixar na mesa de trabalho somente aquilo que for utilizar, pois o excesso de objetos facilita a desorganização. 

Tenha uma lixeira próxima para descartar papéis que não serão mais utilizados e, se necessário, utilize caixas ou pastas para separar os documentos que precisa consultar. Uma dica que pode fazer a diferença é deixar do lado direito os trabalhos que ainda precisam ser feitos e do lado esquerdo aqueles que já foram concluídos.

Organização

Foto: habitissimo.com

 

Aproveitando as paredes

As paredes ao redor de sua mesa de trabalho podem ser grandes aliadas para manter a produtividade em alta. Você pode criar em uma delas um mural com um fluxograma de atividades, metas a cumprir, pendências a serem resolvidas, etc. Outra ideia interessante é decorar a parede com frases motivacionais e imagens que possam inspirá-lo a melhorar o seu desempenho profissional.

paredes

Foto: habitissimo.com

 

Verde ao redor

Pode parecer exagero, mas a realidade é que um simples vasinho de plantas é capaz de fazer milagres pelo seu home office. As plantas ajudam a melhorar a energia do ambiente, trazem mais leveza e alto astral, por isso são muito bem-vindas no espaço onde você decidiu criar seu escritório em casa. Procure optar por espécies que se adaptem bem em ambientes internos e que sejam apropriadas para o clima da região onde você vive, assim será mais fácil mantê-las bonitas e saudáveis por mais tempo.

plantas

Foto: habitissimo.com

 

O poder da disciplina

De nada adianta criar o home office perfeito se você não tiver disciplina para cumprir com as suas obrigações profissionais. Por mais difícil que possa ser essa adaptação ao trabalho em casa, existem algumas estratégias que ajudam a manter a disciplina e o foco em alta. Uma delas é manter uma rotina com começo e fim para as atividades profissionais. O ideal é iniciar os afazeres sempre no mesmo horário, de preferência aquele que você deveria cumprir caso fosse trabalhar na empresa presencialmente, respeitar o intervalo de almoço sem excedê-lo e encerrar a rotina pontualmente para separar um momento de lazer e descanso todos os dias.

iluminação

Foto: habitissimo.com

 

A hora certa para cada coisa

Uma das maiores tentações do home office é a de misturar o trabalho com as tarefas domésticas e tentar dar conta de tudo ao mesmo tempo. Essa atitude compromete o desempenho profissional e pode tornar a rotina ainda mais cansativa. Por isso, o ideal é que nas horas reservadas ao trabalho você evite interrupções e distrações como assistir à TV, conversar com os familiares ou checar as mensagens no celular. Quanto menos tempo você perder com essas distrações, mais concentrado ficará e certamente terá excelentes ganhos em produtividade.

limpeza e organização

Foto: habitissimo.com

 

Hábitos saudáveis sempre

Não é porque você está trabalhando em casa que pode descuidar da saúde e deixar de lado os hábitos saudáveis. Se os cuidados com o seu corpo e mente não estiverem em dia, ficará muito mais difícil se sentir bem e disposto para trabalhar com um bom desempenho. Manter uma garrafa com água ou suco por perto é fundamental para hidratar-se ao longo dia. Outra dica importante é fazer pequenas pausas para esticar os músculos e acalmar a respiração, pois isso contribui para manter sua mente relaxada e pronta para dar conta das tarefas profissionais.

Hábitos saudáveis

Foto: habitissimo.com

Deixe um comentário